Em uma conversa recente com o rapper e escritor Lecrae, o pastor e escritor Francis Chan compartilhou os motivos que o levaram a deixar a liderança de uma megaigreja na Califórnia e a adotar um modelo de igreja mais intimista, com encontros realizados em salas de estar.
A entrevista foi divulgada recentemente e destacou reflexões pessoais e espirituais que motivaram essa transição. “Você tinha uma megaigreja no sul da Califórnia. Vendia uma quantidade absurda de livros. Todo mundo fazia seus estudos bíblicos, seus DVDs”, disse Lecrae, ao introduzir a conversa. “Você abandonou tudo”.
Chan, autor do livro Louco Amor, que se tornou um best-seller internacional, contou que a decisão foi tomada após uma conversa com sua esposa, Lisa. Ele se sentiu desconfortável com a notoriedade de sua igreja, localizada em Simi Valley.
Receba nossas notícias
“Se o apóstolo Paulo ou Jesus tivessem uma igreja em Simi Valley, a minha seria maior, e isso está me incomodando”, disse Chan à esposa na ocasião, conforme lembrou na conversa. “Eu teria uma igreja maior que a de Jesus porque sei como reter uma multidão. Eles não conseguiram”.
Chan contou que passou a buscar nas Escrituras uma resposta para uma pergunta pessoal: “Estou realmente sendo como Cristo?” A partir dessa reflexão, ele percebeu que sua comunidade não refletia o mandamento neotestamentário de “amar uns aos outros como Cristo nos amou”.